Muitos não sabem a importância do fígado, mas a verdade é que esse é um dos maiores órgãos e desempenha centenas de funções diferentes no corpo humano. Não à toa, as doenças hepáticas são um problema e prejudicam significativamente a qualidade de vida do paciente.
Existem diversas doenças que podem acometer o fígado, desde as hereditárias até muitas outras provocadas por maus hábitos alimentares, ou vício em álcool. Assim, se você quer entender melhor o que são as doenças hepáticas e quais as mais comuns, continue lendo este post e confira.
O que é uma doença hepática?
As doenças hepáticas são condições que provocam danos ou até mesmo inflamações recorrentes no fígado. Elas prejudicam o funcionamento do órgão e podem provocar condições mais graves, além de gerar mal-estar no paciente.
Algumas doenças permanecem invisíveis por um bom tempo, ou provocam poucos sintomas, mas outras são muito mais visíveis e costumam gerar preocupação. Afinal, o órgão desempenha mais de 200 funções no corpo. Mesmo doenças simples podem gerar complicações e prejudicar o desempenho de outros órgãos também.
Dentre os sintomas mais comuns dos distúrbios hepáticos, podemos citar:
- Dor abdominal;
- Náuseas;
- Perda de apetite;
- Icterícia (pele e olhos amarelados);
- Fadiga crônica, que não passa mesmo após repouso;
- Urina escura;
- Fezes claras;
- Coceira pelo corpo.
Quais as doenças mais comuns que atingem o fígado?
Existem dezenas de doenças que podem afetar o fígado, algumas mais graves ou mais comuns que outras. Algumas delas são hereditárias, o que significa que o paciente já nasce com a condição e precisa lidar com ela pelo resto da vida.
Muitas outras são provocadas por diversos fatores, que incluem desde vírus, até uma alimentação gordurosa, obesidade, e alcoolismo. Abaixo, confira algumas das doenças mais comuns, e saiba como identificá-las.
Hepatites virais
Uma das doenças hepáticas mais comuns, a hepatite viral é uma condição grave que provoca inflamações no fígado. Existem diversos tipos de hepatite, e elas podem aparecer por diferentes fatores, desde vírus, até doenças autoimunes, ingestão de alguns tipos de remédios, uso de drogas e outros.
O paciente pode passar um bom tempo sem sintomas claros, mas, dentre os principais deles estão vômitos, dor abdominal, cansaço e febre. Olhos e peles amareladas também podem ser um sinal da doença.
Cirrose
A cirrose é consequência de um longo período de lesões e infecções no fígado, o que, aos poucos, vai causando a falência do órgão. É comum que a doença apareça por causa da ingestão constante de álcool, mas outros fatores, como a falta de tratamento de hepatite ou obesidade também podem provocá-la.
Esteatose hepática
A esteatose hepática é uma doença comum provocada pelo acúmulo de gordura no fígado. Ela é provocada por diversos fatores, mas o principal é o sobrepeso ou obesidade. Estima-se que a cada 5 pessoas com sobrepeso, 1 desenvolve a doença, que, se não tratada, pode evoluir para cirrose.
Os sintomas das doenças hepáticas são bem parecidos, por isso, é necessário acompanhamento médico e exames. Manter uma rotina de exames também é garantia de que você identificará problemas no fígado logo no início, evitando enfermidades mais graves, como a cirrose.
Quer saber mais? Clique no banner!